nas expectativas e/ou perspectivas

sábado, 14 de julho de 2007

"tens tantas curvas, que até me despisto!"

Ainda lembro os dias em que corava com um piropo, entendia-os com a legitimidade possível dos limites da liberdade de expressão; mesmo quando mais atrevidos...eram educados!

Quem é que já não soltou umas boas gargalhadas por causa de um piropo...quem não se sentiu de peito bem inchado?
Não sei o que se passou com esse piropo, mas também não penso criar a campanha do "ajudem a encontrar o piropo peito inchado!", não! o melhor mesmo, é extinguir a origem e acreditar que um dia desapareçam os derivados.

Lidar com piropos hoje em dia?
Uns passos mais largos e afasta-se rapidamente a situação e sem direito a comentários...isto porque tentar repreender ou fazer contra-piropo é correr o risco de passar de boas** a mal amanhadas e ainda ser insultadas...não é pelo risco é mesmo pelo que a situação possa ser agravada.
**(leia-se "Oh! bouã!" e com sotaque portuense; pensem lá e não me digam que não é arrepiante)

Posso até aceitar o piropo como um indicador de crescimento, faz parte do dito "(B)otar corpo" como se fala por aqui, pelo norte...
são legítimos,
vá... simpáticos,
... aceitáveis,
... doentios,
vá... hoje em dia são mesmo maus ( Se fosse o Ricardo dos Gato Fedorento a passar esta mensagem, penso que seria mais ou menos isto)

"Estás muito sexy, parece que estas de combinação" foi o que foi dito...
Um homem que nos brinda quase diariamente com expressões muito muito engraçadas. Não! esta frase não foi dita nem entendida como um piropo...mas foi por isso que me lembrei do quão inconveniente se tornaram...

Achei que uma expressão que combina sexy e combinação é no mínimo desconcertante. Poderá ser uma ideia pré-formatada, mas o que visualizo de uma combinação é tudo menos sexy. Fez-me recordar a minha avó paterna que tinha olhos de uma cor quase cinza... não eram verdes... não eram azuis, eu sempre os vi cinza...felinos, lindos!, pena que não fiquei com esse cromossoma...ele há dias assim :)
Consigo visualizá-la de combinação, e não sei se é por ser a minha avó, mas não consigo realmente usar a palavra "sexy", para a "telinha" que tenho agora a passar diante dos meus olhos...Não! não é por ser minha avó, é mesmo porque a combinação espanta qualquer pensamento mais atrevido. Era meiga, era linda, distribuia paz e amor com tudo o que era, mas a minha avó não era nada desses adjectivos e estas modernisses que usamos agora. :)
(e acabei de ter aqui na sala, afundada num pouf, com o portátil em cima dos joelhos, um momento lindo a recordar esta telinha :)

Esta é uma frase que definitivamente não obedece ao piropo standard.
Esta não consta daquela lista que mentalmente percorremos, quando alguém olha e faz com que o 1º músculo da boca se mexa.
Sim! cada mulher poderia publicar o manual do piropo fácil, até lhe poderíamos chamar mesmo de "piropada passo a expressão" e fazer mesmo a inclusão do passo a expressão no título da compilação. Até porque a combinação de palavras passa invariavelmente pelo "boa" (e nunca empregue no sentido de boa pessoa) combinada com uma acção de intimidade ou então com um verbo que sugere comida. O piropo deixou de ser elogioso e passou a ser mesmo insultuoso...

"És boa como o milho! Anda cá que eu transformo-te em pipoca!"
(Confere o "boa", confere a comida e está lá... a acção) confere e é podre! é revoltante!

Poderiamos fazer aquelas reuniões tipo "esqueletos no armário" e construir uma verdadeira enciclopédia...tenho que ser dura, e dizer que no campo da demência seria o verdadeiro "best-seller".

Não quero fazer nenhuma campanha de sensibilização, mas gostava de instituir a festa de despedida da "piropada passo a expressão", com direito a regulamentação e sanções penalizatórias em Diário da República. Uma festa tipo despedida de solteiro, sem aqueles adereços do mesmo nível da piropada passo a expressão", onde obtinhamos um certificado... um selo...uma tatuagem, facilmente identificável que sugerisse a leitura "piropada não...validade expirada"...

Bem, resta-nos sempre esperar que a idade e as suas marcas resolvam o assunto...mas isso também não me conforta nada! Qualquer dia escrevo sobre isso, sobre o segundo que me fez sentir de forma diferente...terei que me sentir mais confiante e mais acreditada, do que afinal eu sei que acredito... e foi pela desacreditação que esse segundo deveras me moldou!

E agora sim, talvez porque a veia da crítica já não está tão dilatada, vou "piropar" o meu blog. Por ser um atropelamento, por fazer tantos desvios no uso das palavras, por estar a crescer, e antes que se regulamente "o não à piropada passo a expressão", ...

"tens tantas curvas, que até me despisto!"

5 comentários:

Anónimo disse...

To piropar ou não piropar... Eis a questão?
Eu estou a favor do piropo e vou fazer campanha pelo "Sim ao Piropo" se alguma vez se fizer um referendo. Mas do piropo inteligente, deivertido e provocante, não do ordinário...Esse não tem lugar na nossa sociedade!!! :)
Mas até ao dia do referendo e enquanto vir e conhecer belas ragazzas vou continuar a piropar :)

piipiis disse...

E se utilizassemos aqueles tóculantes 'publicidade aqui não'? Com alguma perícia photoshopal conseguimos concerteza qq coisa do género 'piropada aqui não',...mas depois, e como gajas que somos, vamos começar a pensar coisas do género 'ai e tal já nem devo estar muito gira, nem piropos levo na rua e tal,..' e daí à loucura das plásticas, minha querida, é um segundo! Vivam os piropos! Os giros, claro :)

Unknown disse...

eu adoro o piropo.. brutal mesmo.. piropo do tipo para ti carlinha só podia ser algo do género:

Carlinha és como os helicópteros Gira e BOA...

Nada Disso.. Carlinha muito bom post, se bem que o sexo feminino, ai e tal que horror, piropos, mas Adoram-nos.. Todos eles e sem distinção.

Beijo

Anónimo disse...

Para já apenas quero dizer que a combinação fica mesmo bem à Carluska!!!!!

E pelo sucesso que fez esta farpela, hoje por acaso também a tem vestido, estou com esperança que esta nossa amiga aproveite agora os saldos para comprar mais combinações e de várias cores e feitios!!!!

Anónimo disse...

"Morabeza de um ilha ta espiadu na alegria de si povo. Bu morabeza un ta odja na bu simplicidade."
Tradução fica ao teu cargo, assim já praticas o creolo, para qd fores a Cabo Verde. viva os piropos....